Associado ao projecto “Good Food Hubs Porto” foram desenvolvidas recomendações para a introdução de critérios de sustentabilidade na contratação pública de serviços alimentares para as cantinas escolares do Município do Porto. Este trabalho responde ao desafio da transição para sistemas alimentares mais saudáveis, resilientes e sustentáveis, sendo vital para os objectivos de neutralidade carbónica do município.
A metodologia adotada centrou-se numa auscultação abrangente aos principais stakeholders da cadeia de valor alimentar — contratantes, operadores, produtores e distribuidores — complementada com exemplos de boas práticas e referências legislativas. O processo envolveu a realização de 22 reuniões com entidades locais, permitindo identificar barreiras, oportunidades e boas práticas já em curso. Os resultados foram analisados através de uma análise SWOT, base para a formulação final das recomendações apresentadas.
O projecto ganhou continuidade e amplitude ao procurar implementar projectos piloto que permitam fazer uma melhor análise dos impactos práticos das recomendações, testar a sua exequibilidade prática, assim como desenvolver todos os procedimentos de verificação para que as recomendações possam ser integradas em futuros concursos públicos para serviços alimentares da cidade..
Este projeto, contratado pelo Município do Porto de transformação do sistema alimentar urbano, propõe uma abordagem participativa, realista e orientada para a ação, com potencial de replicação e escalabilidade noutros territórios.